O que é Traumatologia?
No Brasil, a ortopedia e a traumatologia são uma única especialidade médica. Ambas cuidam de problemas anatômicos e fisiológicos do sistema locomotor, mas a traumatologia tem como foco as lesões ósseas e tendinosas decorrentes de um trauma.
Assim, o médico traumatologista cuida especificamente de lesões causadas pela aplicação excessiva de força física ou por contusões. Seu papel é elaborar um plano de tratamento para reabilitar o sistema locomotor ósseo e muscular em casos de acidentes, quedas e traumas.
Importância de um Médico Traumatologista
Após um trauma grave, como um acidente de carro ou uma queda severa, é bastante evidente o papel de um médico especializado em traumatologia. Afinal, ele é o profissional mais indicado para fazer o atendimento de emergência e elaborar um plano de ação para restaurar as funções motoras da vítima.
Contudo, traumas leves acontecem cotidianamente. Nesses casos, os pacientes costumam se queixar de febre, dores (articulares, nos braços, quadril, pernas e coluna) e dificuldade para desempenhar tarefas simples, como levantar, sentar ou andar. Esses sintomas podem vir de:
pequenas batidas;
quedas no trabalho;
mau jeito na hora de desempenhar uma atividade;
acidentes durante momentos de lazer.
Quando isso acontece, o acompanhamento de um traumatologista é essencial para tratar a lesão e evitar consequências mais sérias. Afinal, ele é o profissional mais qualificado para fazer um diagnóstico preciso e determinar quais são os exames necessários para avaliar o dano e, a partir daí, propor condutas para restaurar o bem-estar do paciente.
Assim, o traumatologista lida com diversos tipos de traumas, desde os pequenos acidentes do dia a dia até desastres de grande repercussão. Sua atuação não é restrita a hospitais. Ele também pode atender em consultórios, clínicas de reabilitação motora, centros desportivos e empresas. Além disso, ele pode trabalhar como perito em casos de acidentes de trabalho ou análises criminais.