Neurologia

O que faz o Neurologista?

O neurologista é o médico responsável por cuidar do sistema nervoso e os seus componentes. Assim, auxilia na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que atingem os órgãos desse sistema. Por exemplo: cefaléia, distúrbios no sono e as doenças vasculares.

Quando procurar um Neurologista?

É muito importante que todos realizem consultas de rotina com o neurologista para prevenir doenças e até mesmo os cânceres que atingem o sistema nervoso. Nessas consultas, o médico pode realizar um exame clínico para encontrar algum tipo de doença ou condição no paciente. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser:

• Tontura;
  • Convulsões;
  • Confusão mental ou problema na memória;
  • Dificuldade para dormir;
  • Problemas de movimento;
  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça constante;
  • Dormência ou formigamento;
  • Alteração na visão.

É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

Como prevenir as Doenças?

Existem algumas atitudes que podem ajudar na prevenção dessas doenças. Assim, essas medidas são:

• Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e consumir álcool com moderação.
  • Realizar exercícios mentais para manter o cérebro ativo. Por exemplo: aprender instrumentos musicais, ler livros, jogos de memória, entre outros.
  • Siga todas as normas de proteção no trânsito e em atividades esportivas. Por exemplo: uso de capacete.
  • Consulte o neurologista com frequência. Afinal, existem doenças perigosas que podem não apresentar sintomas.

Exames e Tratamentos

O neurologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições. Assim, o médico pode realizar o exame clínico durante a consulta que detecta diversas condições. Além disso, de acordo com o caso do paciente, pode pedir exames como os de imagem.O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do neurologista e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios e até mesmo indicar a realização de cirurgias e mudanças na alimentação e estilo de vida.