Angiologia

O que é Angiologia?

Dentro das especializações médicas, a Angiologia fica encarregada do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares, ou seja, que são relacionadas aos vasos sanguíneos.
A Angiologia atua de forma complementar à cirurgia vascular. Um cirurgião especializado nos vasos sanguíneos atua na execução das cirurgias necessárias para corrigir as doenças detectadas por um angiologista
Além do sistema circulatório, o Angiologista se encarrega dos cuidados com a saúde dos vasos linfáticos, que também são muito importantes para a manutenção do organismo saudável. Eles têm relação direta com nosso sistema imunológico, o mecanismo de defesa contra doenças e infecções.

Qual seu procedimento?

Por agir de forma mais clínica do que cirúrgica, o médico Angiologista faz acompanhamentos com os pacientes e prescreve o uso de medicação e a correção de hábitos de vida que causam as doenças.
Em alguns casos, quando há necessidade de cirurgia para correção, é necessário a avaliação do cirurgião vascular.
Assim como o Cardiologista, o Angiologista pode solicitar uma bateria de exames para confirmar o melhor tratamento e aprofundar o diagnóstico.

Quando devo procurar um Angiologista?

Boa parte das doenças vasculares são silenciosas e detectáveis apenas em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e o controle delas, gerando mais danos à saúde do paciente.
É importante que o diagnóstico dessas doenças ocorra o quanto antes. Por isso, ao perceber qualquer um dos sinais abaixo, procure um Angiologista:

1. Dores nas pernas (principalmente ao caminhar);
  2. Inchaço nos braços e pernas;
  3. Sensação de pernas com peso aumentado;
  4. Queimação nos pés e nas pernas;
  5. Dormência nos membros;
  6. Câimbras e formigamentos constantes.