O que é a Psicologia?
A psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento. O estudo dessa área é multifacetado e inclui sub-campos, como áreas de desenvolvimento humano, esportes, saúde, comportamento clínico, social e processos cognitivos. A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”. Como ela é uma ciência, tenta investigar as causas do comportamento. Consequentemente, usa procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise, apoiados por interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões.
Os braços da Psicologia
Qualquer tentativa de explicar por que os seres humanos pensam e se comportam da maneira que fazem estará ligada a um ramo da psicologia. As diferentes disciplinas são extremamente amplas. Elas incluem:
- Psicologia clínica
- Psicologia cognitiva
- Psicologia do desenvolvimento
- Psicologia evolucionária
- Psicologia forense
- Psicologia da saúde
- Neuropsicologia
- Psicologia ocupacional
- Psicologia social
Para que serve a psicologia?
A mente é altamente complexa e as condições relacionadas a ela podem ser difíceis de tratar. Os sinais físicos de alguns problemas de saúde mental podem ser observados, como as placas que se desenvolvem com a doença de Alzheimer. Oposto à isso, muitas teorias da psicologia são baseadas na observação do comportamento humano.
Um psicólogo clínico irá se encontrar com pacientes e realizar avaliações para descobrir quais são suas preocupações. Assim sendo, observar o que está causando alguma dificuldade, e recomendar ou fornecer tratamento. Por exemplo, através de aconselhamento e psicoterapia. Além disso, psicólogos podem ter outros papéis também.
- Realizar estudos para aconselhar autoridades de saúde e outros órgãos sobre estratégias sociais.
- Avaliar crianças que têm dificuldade de aprender na escola.
- Dar oficinas sobre como prevenir o bullying.
- Trabalhar com equipes de recrutamento em empresas e muito mais.
Entre os principais objetivos da psicologia estão descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano.