O que é Mastologia?
É a especialidade médica que estuda e trata as patologias que atingem as mamas. “Engloba tanto as doenças benignas quanto as malignas e que atingem não só mulheres, mas também os homens”,
Que tipos de doença o Mastologista pode identificar e tratar?
Nódulos e assimetrias
São distúrbios geralmente causados por grandes mudanças hormonais. No caso dos nódulos, eles são caroços com uma consistência mais firme. As assimetrias são alterações de mamografia. Já as assimetrias mamárias são caracterizadas por seios de tamanhos diferentes.
Ginecomastias
Já as ginecomastias são caracterizadas pelo crescimento anormal das mamas. Elas podem ocorrer tanto em mulheres como em homens. Esses distúrbios podem ocorrer por diversos fatores, mas estão diretamente associados a mudanças hormonais. Por conta disso, são extremamente comuns durante o período da adolescência, quando o corpo passa por várias transformações.
Mastites
As mastites são inflamações mamarias muito comuns na amamentação. Elas surgem por conta de uma bactéria que integra a flora da boca do bebê. E por conta da amamentação, acaba passando para o organismo da mãe, infectando as mamas. O mastologista tem a função de diagnosticar e cuidar desse tipo de inflamação, além de orientar as mães sobre a alimentação dos bebês.
Quando devo procurar um Mastologista?
Sempre que houver algum tipo de alteração nas mamas, independentemente da idade do paciente, é indicado procurar um especialista do gênero. Além disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia orienta que a partir dos 40 anos as mulheres devem fazer mamografia, além de visitar o mastologista anualmente. Mas, em caso de mulheres que são consideradas grupos de risco, como aquelas que já tiveram algum caso de doença de mama na família, esse intervalo de tempo deve ser menor.