O que é Coloproctologia?
Responsável pelos cuidados relacionados ao intestino delgado, intestino grosso, reto, ânus, a coloproctologia ou proctologia é uma especialidade médica exercida pelo coloproctologista.
Em alguns casos com sintomas silenciosos, as doenças intestinais podem surgir por fatores genéticos, hereditários, hábitos de alimentação, sedentarismo, consumo de álcool e tabagismo.
Por isso, é fundamental estar atento a sinais como diarreias, verrugas, dores abdominais, sangramento e outros sintomas que podem indicar a presença de hemorróidas , prolapsos e fissuras anais ou mesmo o câncer colorretal, tratável e com mais chances de cura, desde que identificado e tratado precocemente.
O diagnóstico e tratamento das doenças do intestino é feito através da consulta a um médico especialista em doenças do intestino.
O que faz o Coloproctologista?
Sua formação é direcionada aos problemas relacionadas ao intestino e, por isso, é o indicado para orientar pacientes sobre riscos, prevenção de doenças (câncer, constipação, DSTs e etc.), diagnóstico e tratamentos desses e outros males relacionados a sua especialidade.
É comum que as pessoas confundam as especialidades de proctologia e urologia por conta da realização do exame de toque retal. Nesse caso, o urologista utiliza o procedimento para avaliar a próstata, pois trata-se do especialista nos distúrbios do aparelho genital masculino. O coloproctologista, por sua vez, utiliza o exame de toque para identificar anormalidades no reto e ânus.
Quando Procurar um Coloproctologista?
Sinais que indicam alterações no funcionamento intestinal como dificuldades para evacuar, dores no abdômen e presença de caroço na região, diarreias persistentes, sangramento na região do ânus, fezes escuras, quando associados ou não, são motivos para consultar um coloproctologista.
O diagnóstico de doenças intestinais é essencial para prescrição do tratamento adequado, através de remédios e intervenções cirúrgicas. Felizmente, a maioria dessas doenças tem chances de cura e para que isso seja possível, o diagnóstico deve ser realizado o quanto antes.