O que é a Metabologia?
A metabologia nada mais é do que o estudo do metabolismo humano, ou seja, o estudo das transformações energéticas que dão ao ser humano a vida, tendo como fonte elementar de energia os alimentos que consome.
A metabologia (palavra oriunda do grego, sendo que metabolé: transformação, mudanças e lógos: tratado) é uma especialidade médica relativamente nova responsável por estudar as moléstias do metabolismo.
O metabolismo é definido como o conjunto de mecanismos químicos que o organismo necessita para a formação, desenvolvimento e renovação de estruturas celulares, bem como para a produção da energia requisitada às manifestações interiores e exteriores da vida.
A metabologia caminha lado a lado com outra especialidade médica, também considerada relativamente nova, que é a endocrinologia. Esta última é responsável por cuidar dos acontecimentos relativos ou pertencentes a uma secreção interna ou a uma glândula responsável por sintetizar tal secreção, em especial, às glândulas que sintetizam secreções internas que são encaminhadas a outros locais do organismo por meio da corrente sanguínea (glândulas endócrinas).
Qual o foco da Metabologia?
A metabologia estuda o metabolismo humano, sempre verificando como acontecem as transformações do organismo ao longo dos anos. Dessa forma, ela estuda e atua para sanar possíveis problemas que no futuro podem se transformar em doenças. Ela ainda estuda a energia dos alimentos e como elas interagem com o corpo.
Dessa forma a endocrinologia e a metabologia podem agir unidas com o objetivo de fazer as pessoas terem uma melhor qualidade de vida e uma vida mais longa.
As medicinas de prevenção são consideradas essenciais no futuro na saúde humana. Isso porque elas garantem uma vida tranquila e extensa. A maioria das pessoas que busca um atendimento precoce em caso de sintomas, consegue diagnosticar rapidamente doenças. Desta forma elas são tratadas de maneira mais suave, causando menos impacto ao organismo.