O que faz um Psiquiatra?
O psiquiatra é o médico que estuda e trata os transtornos mentais e de comportamento. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, existem tipos de psiquiatras. São eles:
- Especialistas em adulto, crianças e adolescentes;
- Especialistas em idosos;
- Psiquiatra forense que realizam laudos para a justiça;
A principal função do psiquiatra é diagnosticar o problema de seus pacientes e promover o bem-estar deles através do tratamento. Para que isso ocorra, o médico receita medicamentos e auxilia na melhora da saúde mental.
Por muito tempo a psiquiatria foi alvo de preconceito. Isto é, muitas pessoas consideravam que esta cuidava de loucos. Eventualmente, a população passou a entender a sua importância. No entanto, esse preconceito ainda existe por parte de muitos.
Quando devo procurar um Psiquiatra?
Em primeiro lugar é importante entender que o psiquiatra é o médico que trata do cérebro e da saúde mental. Dessa forma, deve ser procurado quando existe algum sintoma que indique algo errado. Assim como existem sinais no olho que demandam um oftalmologista, o mesmo ocorre com o psiquiatra. Por isso, deve-se estar atento a algumas situações. Entre elas:
Mudanças de humor frequentes
É comum sentirmos várias emoções ao longo do dia. No entanto, se essas emoções são intensas ou difíceis de controlar, é preciso tomar cuidado. Por exemplo: irritar facilmente com qualquer coisa, intolerância o tempo inteiro, entre outros. Por isso, caso a pessoa perceba que suas mudanças de humor estão afetando seu dia, deve procurar o psiquiatra.
Dificuldade para dormir
Vez ou outra, é normal ter uma noite de insônia, principalmente em dia de estresse. Entretanto, se for algo frequente e começar a prejudicar as atividades diárias, é importante marcar a consulta. Alguns transtornos, como a ansiedade, estão ligados ao sono. Por isso, a dificuldade para dormir deve ser investigada.
Dificuldade em se livrar de um vício
Se a pessoa decide deixar de lado alguma prática ruim e não consegue, é preciso ir ao médico. Afinal, muitos vícios são como um escape para um transtorno mental. Por exemplo: álcool e drogas.
Alteração no apetite
Assim como em um vício, a perda ou aumento de apetite pode estar ligada a um transtorno. Por isso, se a pessoa nota essa alteração, deve procurar o médico.
É importante que as pessoas estejam atentas a estes sintomas e coisas que as faça sentir mal. O psiquiatra ajuda seus pacientes a descobrir se o que eles sentem pode ser um transtorno. Dessa forma, vai iniciar o tratamento ou encaminhá-los a outro profissional, se for o caso.