O que é Otorrinolaringologia?
O otorrinolaringologista é o médico responsável por tratar das doenças ligadas ao ouvido, ao nariz e à garganta, além de estruturas relacionadas com eles, como a cabeça e o pescoço. O termo é uma aglutinação das palavras de origem grega oto (orelha), rino (nariz) e laringo (garganta). Trata-se, portanto, de campo com diversas subespecialidades e que pode ter caráter tanto clínico quanto cirúrgico – incluindo nessa categoria tanto cirurgias mais simples (como as de amígdalas) até as mais complexas (como as de tumores da base do crânio).
Quais tipos de casos trata um Otorrino?
Os tratamentos que são de responsabilidade do otorrinolaringologista estão ligados a doenças que afetem o nariz, os seios paranasais, os ouvidos, a faringe e a laringe. No sistema auditivo, o otorrinolaringologista também é responsável por cuidar de doenças que afetem o equilíbrio do paciente, como aquelas com sintomas como tonturas e vertigens.
Procedimentos Realizados
Em um consultório, envolvendo procedimentos mais simples, os atendimentos mais comuns a serem realizados por esse especialista são:
- Retirada do cerúmen – a popular cera de ouvido, e descongestionamento das vias auditivas;
- Nasofibrolaringoscopia – um procedimento que examina por dentro do nariz, identificando doenças possíveis no local, nos seios da face e na garganta;
- Cauterização nasal – em caso de hemorragias em toda a estrutura do nariz, como septo e mucosas;
- Audiometria – exame de audição a fim de averiguar o nível mínimo de intensidade sonora percebida pelo paciente;
- Drenagens diversas – comumente feitas em abscessos localizados na garganta, no nariz ou nas orelhas;
- Remoção de cáseo – bastante conhecida como “bolinha na garganta”, é a retirada de uma substância pastosa amarela ou esbranquiçada, derivada dada necrose de tecidos nas amígdalas;
- Laringoscopia direta – exame para detecção de doenças da voz e da deglutição;
Ainda no consultório, outros procedimentos comuns envolvendo um otorrinolaringologista são as biópsias de lesões de boca, nariz e ouvidos; curativos otológicos; a imitanciometria; tratamento de sangramentos nasais e as videolaringoscopias, videonasoendoscopias e videonistagmoscopias.