Sobre a Dermatologia
Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Pois é! Assim como outras áreas do nosso organismo, ela também merece uma atenção especial e o acompanhamento frequente com um médico especializado no assunto: o dermatologista. Esse profissional é o especialista em cuidados com a pele, cabelo, unhas e todos os outros tecidos que são classificados como epiteliais. Muito além de cuidar apenas da estética, como algumas pessoas acreditam, o dermatologista é responsável por tratar uma série de doenças e complicações, que vão desde as temidas acnes e alergias, até problemas mais graves, como o câncer de pele.
O que trata um dermatologista?
Quando se fala sobre dermatologia, é normal que boa parte da população acredite que esse especialista cuida apenas da estética dos pacientes. Nada disso! Podemos dizer que esse médico é o responsável por diagnosticar, tratar e prevenir mais de 3 mil doenças que podem se manifestar na pele, cabelos, unhas e mucosas. Inclusive, esse profissional costuma atender indivíduos de todas as faixas etárias, desde crianças até pessoas na terceira idade. Além de nos acompanhar na prevenção e tratamento dessas complicações, o dermatologista ainda é capaz de nos orientar sobre os cuidados que devem ser tomados para minimizar determinadas condições que podem ser estéticas. Exemplos disso? As rugas, linhas de expressão, queda de cabelo, acne e oleosidade na pele.
Sinais da Pele
Surgimento de marcas, manchas ou pintas suspeitas na pele são as maiores razões que levam as pessoas a uma consulta dermatológica. Portanto é importante para se certificar de que não há nada anormal. Veja alguns exemplos desses sinais:
- manchas avermelhadas ou que coçam;
- manchas esbranquiçadas;
- sinais com textura e bordas irregulares;
- pintas que mudam de tamanho e cor.
Para diagnosticá-las, o ideal é contar com o acompanhamento de um dermatologista que, além de descobrir as suas causas, indicará o melhor caminho para contornar o problema e devolver ao paciente a sua qualidade de vida.